sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Feira Gastronômica de Curitiba serve como modelo para feirantes de Araucária








Grupo de feirantes do município
conheceu o local na última quinta-feira (19)

Buscando alternativas para melhorar o atendimento da Feirinha Gastronômica de Araucária, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) em parceria com o Sebrae e o Consórcio Conpar, juntamente com os feirantes da cidade, visitaram a Feira Gastronômica Cristo Rei Tarumã, em Curitiba.

A Feira da Capital representa um exemplo de iniciativa bem sucedida nesta área. A única diferença com Araucária, é que ela é itinerante, ou seja, funciona cada dia num bairro distinto.

A visita realizada na último quinta-feira, dia 19 de agosto, foi acompanhada pelo diretor da SMAG, Anadio Wonsowicz e o coordenador da feira, Wilson Possamai. A ação teve por objetivo mostrar aos feirantes que é possível investir em melhorias na Feira de Araucária sem ter que gastar muito.

Em Curitiba, os feirantes chegam às 15h para montar as barracas, que são prórpias, e permanecem no local até às 22h. Pagam uma taxa de uso solo (que inclui aluguel do espaço, luz e água) à Prefeitura. Eles ainda se reúnem e pagam pelo serviço de segurança e limpeza do local.

Incentivo
Os feirantes de Araucária puderam conferir de perto todo o funcionamento da feira e a maneira como os pequenos comerciantes se uniram e se organizaram para transformar o espaço num lugar atrativo e familiar.

“Na feira de Curitiba notamos que existem algumas barracas que distribuem senha para atender o cliente e as mesas são limpas todo instante. Outro ponto que nos chamou a atenção foi a higiene dos produtos. São todos cobertos com plástico ou vidro, evitando contaminações”, disse Anadio.

Melhorias
Para a feirante Josefa a visita foi muito produtiva. “A diferença com a nossa Feirinha é a calma no local. É o prazer de conversar com os clientes. Muitas vezes, eles nos pedem os produtos e acabamos não escutando, por causa do som alto. Tem freguês que até se recusa a sentar na barraca pra comer, por causa do barulho”, comentou a feirante. Vale lembrar que a Feira de Curitiba não possui som ambiente.

Já o feirante, Benvindo achou excelente o espaço. “Muito organizado. Os feirantes são unidos. Isso mostra que estamos no caminho certo”, comemora.

Ao final do passeio, o diretor da SMAG concluiu que a Feira Gastronômica de Araucária pode melhorar e muito. “Questões como higiene, limpeza e organização. Vamos nos reunir e adotar pequenas mudanças em parceria com os feirantes no funcionamento da nossa feirinha, como o uso dos uniformes personalizados, barracas novas e um espaço mais amplo e coberto para o cliente”, finalizou Wonsewicz.

Capacitação dos Feirantes
A visita à Feira de Curitiba faz parte da capacitação dos feirantes, por meio do Projeto de Revitalização da Feira de Araucária. Uma iniciativa do Sebrae/PR, patrocinada pelo Consórcio Conpar, Odebrechet e viabilizada pela Prefeitura. Durante os cursos, os feirantes recebem capacitação, onde aprendem sobre a gestão de seu negócio, a proporcionar bom atendimento, boas práticas de manipulação, melhoria da qualidade e apresentação pessoal e de seus produtos de forma adequada.

Em tempo
Dentro de algumas semanas a Feira Gastronômica de Araucária passará a funcionar às sexta-feiras e aos sábados, no estacionamento do Terminal Rodoviário.


Fotos: Carlos Poly e Divulgação/SMAG