quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Prefeitura investe na compra de implementos agrícolas



Grande parte dos equipamentos foram comprados com recursos
próprios da PMA e outros em parceria com o governo federal


Valorizar o homem do campo, oferecendo a ele mais oportunidades de trabalho na área rural. Baseado nessa preocupação, a Prefeitura de Araucária vem adquirindo novos equipamentos agrícolas durante essa gestão, com objetivo de estruturar e ampliar os programas rurais no município.

A frota de implementos agrícolas da PMA dispõe de quatro tratores, duas grades aradoras e uma niveladora, três carretas agrícolas (sendo uma de basculante de metal), dois arados subsoladores, duas ensiladeiras e uma retroescavadeira.

Muitos desses equipamentos estarão em plena operação a partir da posse de novos servidores, como os tratoristas, que passaram no último concurso público e que em breve entrarão em exercício.

“Respeitamos as necessidades de quem vive na zona rural com o mesmo comprometimento que temos aos que vivem na cidade. Com esses novos equipamentos ofereceremos mais oportunidade de crescimento para os trabalhadores do campo, valorizando uma área que é fundamental em nosso município”, disse o prefeito Albanor Zezé Gomes.

PATRULHA RURAL E SILAGEM

Basicamente os implementos agrícolas são usados nos programas da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) - a Patrulha Rural e o de Silagem. Na Patrulha Rural, os tratores equipados com arados e outras ferramentas agrícolas são usados para atender os pequenos produtores, onde o agricultor recebe o serviço e paga apenas o óleo diesel, ou ainda pode trocar o serviço por produtos, que são repassados aos projetos sociais da Prefeitura.

Já no Programa de Silagem, a SMAG usa as ensiladeiras para fabricar a forragem verde, feita a partir da trituração de milho ou sorgo. Depois de cortada, a silagem é armazenada em silos, onde passa por um processo de fermentação para garantir alimento de qualidade, principalmente aos bovinos. O programa ajuda os produtores a alimentar os animais na época de inverno ou na estiagem.


foto: SMAG