sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SMAG aguarda contratação dos tratoristas para colocar máquinas agrícolas em operação


Segunda fase do Concurso Público
será nos dias 14 e 15 de agosto


Depois de efetuar a compra de novos equipamentos para estruturar e ampliar os programas de Silagem e da Patrulha Rural Mecanizada, a Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), aguarda a contratação dos tratoristas e dos maquinistas para colocar em funcionamento as máquinas agrícolas na área rural de Araucária.

A Prefeitura realizou concurso público no mês de julho para os cargos de tratorista, operador de máquinas rodoviárias e implementos agrícolas, entre outros. Nos dias 14 e 15 de agosto, será realizada a segunda etapa do processo.

Com as máquinas em operação, grande parte dos produtores será beneficiada com os programas da Agricultura. A Prefeitura adquiriu nesta gestão, quatro tratores, uma retroescavadeira, e demais implementos agrícolas.

“Estamos com os equipamentos parados só esperando a contratação desses profissionais técnicos. Tão logo sejam feitos os procedimentos, iremos para as estradas rurais trabalhar à disposição dos produtores”, disse o secretário da pasta, Mário Sergio Rocha.

Programas
Na Patrulha Rural, os tratores equipados com arados e outras ferramentas agrícolas irão atender os pequenos produtores do município. O agricultor recebe o serviço e paga apenas o óleo diesel, ou ainda pode trocar o serviço por produtos que são repassados aos projetos sociais da Prefeitura.

No Programa de Silagem a SMAG usa as ensiladeiras para fabricar a forragem verde, feita a partir da trituração de milho ou sorgo. Depois de cortada, a silagem é armazenada em silos, onde passa por um processo de fermentação para garantir alimento de qualidade, principalmente aos bovinos. O programa ajuda os produtores a alimentar os animais na época de inverno ou na estiagem.