sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mercados de Araucária recebem fiscais do Serviço de Inspeção Municipal


O SIM garante qualidade aos gêneros alimentícios
produzidos e comercializados no município

Serviço de INSPEÇÃO MUNICIPAL da Prefeitura notifica e fiscaliza
mercados e estabelecimentos comerciais de Araucária (foto Carlos Poly/SMCS)
Os departamentos de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SMSA) e de Fiscalização da Secretaria da Agricultura (SMAG) visitaram e inspecionaram nesta sexta-feira, dia 13 de agosto, mais três mercados da cidade.

Um dos estabelecimentos visitados pelos fiscais, está localizado no centro da cidade e ainda não possui o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) – um selo de qualidade.

“Já havíamos feito uma notificação neste mercado. E hoje viemos fiscalizar se ele está cumprindo as exigências que foram repassadas, como a instalação de balcãos novos e cuidados com a manipulação da carne”, explicou a veterinária e funcionária do SIM, Renata Kubaski de Araújo Polak.

Os fiscais verificaram no local, o laboratório de carne, usado para manipular e embalar os alimentos, balcão frigorífico, congelados, laticínios, seção de embutidos e também conferiram o prazo de validade, a procedência e a temperatura correta dos alimentos. Durante a visita, nenhum dos três mercados foi interditado.

“Os lugares apresentaram condições de funcionamento e possuem alvará sanitário, contando também com um responsável técnico e um veterinário. Caso contrário, os locais seriam notificados, tendo um prazo para regularizar a situação do estabelecimento”, explicou Renata.

De acordo com a veterinária, essas visitas são agendadas pelos fiscais ou através de denúncias feitas pela população. Estão sujeitos à fiscalização os animais destinados ao abate, seus produtos, subprodutos e matérias primas, o pescado e seus derivados, o ovo e seus derivados, o mel e a cera de abelha e seus derivados e os produtos alimentícios artesanais.

Sobre o SIM
O SIM fiscaliza os produtores que comercializam produtos de origem animal e vegetal. É resultado da Lei Municipal 1240/2001. Desde que a Secretaria Municipal de Agricultura, reestruturou o serviço, a procura tem aumentado em Araucária. “Muitos empresários tem comparecido na Secretaria da Agricultura para obter esclarecimentos sobre o processo de implantação do SIM. Já atendemos cinco mercados e três estabelecimentos, sendo um de pescados, um de embutidos e outro de queijos, que estão em implantando o selo de qualidade”, comentou Renata.

Informações e denúncias para o SIM podem ser feitas pelo fone 3901-5084

Ambulantes
Os fiscais da Vigilância Sanitária e do SIM também inspecionam os ambulantes de Araucária, como vendedores de caldo de cana, cachorro-quente e espetinhos, verificando álvara sanitário e condições do local. As visitas também são agendadas ou feitas através de denúncias. É preciso ficar alerta para a comercialização de produtos desse gênero. Pois, existem muitos trabalhadores informais na cidade, o que dificulta a fiscalização.