segunda-feira, 12 de abril de 2010

SMAG promove curso de Doma Racional de cavalos

O curso está sendo realizado
no Centro de Eventos Juliartes


Iniciou no último dia 06 de Abril, em uma parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAG) com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), o Curso de Doma Racional de Cavalos. As atividades estão sendo desenvolvidas no Centro de Eventos Juliartes até a próxima sexta-feira, dia 16.

“O objetivo deste curso é ensinar as pessoas como cuidar do cavalo. A Cada dia temos exercícios diferentes, visando sempre tratar o animal sem violência, estabelecendo uma relação de confiança entre o homem e o animal”, disse o Secretário de Agricultura Mário Sérgio.

O curso está sendo ministrado por dois técnicos da FAEP, Antonio Carlos Guilhermo e Fábio Milano. Segundo os palestrantes, existem dois principais obstáculos a serem vencidos no cavalo: O medo e Cócegas. Por isso, além das aulas te aulas teóricas, os alunos também aprendem como se faz na prática.

“No primeiro momento os ensinamos a tiraremos o medo e a cócegas dos bichos. Depois disso mostramos a importância da relação entre eles e até o final do curso nosso objetivo é fazer com que todos consigam ter os animais confiando no seu dono e eles entendendo a natureza do animal”, revelam.

Além dos técnicos, o curso vem sendo acompanhado veterinária da Prefeitura de Araucária, Liana Trauczynski. De acordo com a veterinária, ainda existem muitas pessoas que usam dos métodos antigos, na base dos maus-tratos, buscando sempre o homem mostrar que “manda” no animal. Para ela, este método só prejudica a relação homem/animal.

“Não podemos fazer a doma causando o medo. Temos que entender a natureza do animal, adquirindo a confiança dele. Um dos objetos é mostrar que o cavalo é um animal seguro e que é muito importante a parceria entre o homem e o cavalo, por isso estamos realizando esse curso”, finaliza a veterinária.