quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SMAG e Sebrae realizam parceria para orientar produtor local

O projeto de organização da cadeia produtiva de
hortifrutigranjeiros objetiva qualificar o produtor

Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentaram na manhã da quarta-feira (22), no Mercado Municipal, o projeto de organização da cadeia Produtiva de Hortifrutigranjeiros. O objetivo do Sebrae é orientar os agricultores na cultura de produção, consumo e comercialização responsável, visando uma maior interação e profissionalização do grupo de produtores.

Participaram da palestra a secretária de Agricultura e Abastecimento (SMAG), sindicatos rurais, feirantes, produtores, representantes comunitários, além da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O projeto que abrange toda a Região Metropolitana de Curitiba, o Vale do Ribeira e municípios do litoral busca criar oportunidades e rentabilidade ao agricultor, através de, por exemplo, desenvolver o público alvo, organizar a produção conforme a demanda de mercado, promover a sustentabilidade ambiental e a higiene com os produtos.

Para o secretário de Agricultura de Abastecimento, Mário Sérgio Rocha, é de extrema importância que o agricultor local participe desse projeto, pois os mesmos aprenderão a realizar uma produção e venda.

“Acredito que esse projeto é pioneiro de muitos estão por vir a Araucária com o objetivo de fortalecer e ajudar o produtor rural. Nossa intenção é agrupar valores, fazer com que o produtor se organize, para que todos possam alavancar a produção e conseqüentemente vender mais”, disse o secretário.

Mas como nem tudo é um mar de rosas, a realidade ainda é bastante diferente. Desorganização, pouco infraestrutura e cultura individualista ainda são um problemas, não só em Araucária, mas em todo o país.

Mesmo assim, a prefeitura busca melhores caminhos para o produtor, com ampliação de parcerias, em que os produtores certamente terão mais apoio, profissionalização, mais diversidade de produção e principalmente a proximidade entre produtor e consumidor.

“Eu não tenho dúvidas que esse projeto ajudará o produtor de Araucária. Sem dúvida, vamos fazer o possível para que o agricultor saia ganhando”, finaliza o secretário Mário Sérgio Rocha.