sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Secretaria de Agricultura realiza 2ª etapa de projeto do Sebrae


A Organização da Cadeia Produtiva de
Hortifrutigranjeiros visa
orientar os agricultores na cultura
de produção, consumo e comercialização responsável


Na manhã desta sexta-feira, dia 04 de setembro, no Mercado Municipal, a secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAG), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou a 2ª etapa do projeto “Organização da Cadeia Produtiva de Hortifrutigranjeiros”.

Estiveram presentes na reunião, o diretor da SMAG, Anádio Tadeu Wonsowicz; integrantes do Sebrae, além de produtores das regiões de Colônia Cristina, Campina dos Martins e Capinzal. Araucária faz parte dos cinco municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que vão receber o projeto. Também participam o municípios de Contenda, Colombo, Campo Largo e São José dos Pinhais.

Para o engenheiro agrônomo, consultor do Sebrae e palestrante desta 2ª etapa, Hugo Reis Vidal, o projeto é essencial para que os agricultores do município cresçam juntos, de maneira que tenham rentabilidade. “Hoje não são os agricultores que fazem o preço e sim o consumidor. Assim, eles saem no prejuízo. Esse projeto veio justamente para fortalece-los, no qual o poder de negociação seja do agricultor para que tenham um preço justo e que possam prosperar com seus negócios”, disse Vidal.

Desta maneira, o agricultor Luiz Krzyzanowski, espera que o projeto possa ajudar os produtores, de forma que todos possam vender sem tem prejuízos. “Espero que possamos melhorar as nossas vendas. Nós agricultores estamos desamparados e torço para que o projeto dê certo e venha a nos ajudar”, prospera o agricultor.

O projeto
A parceria entre a secretaria de Agricultura com o Sebrae, tem como principal objetivo orientar os agricultores na cultura de produção, consumo e comercialização responsável, visando uma maior interação e profissionalização do grupo de produtores.

Outro ponto objetivado é desenvolver o público alvo, organizar a produção conforme a demanda de mercado, promovendo assim a sustentabilidade ambiental e a higiene com os produtos comercializados.

De acordo com o diretor geral da SMAG, Anádio Tadeu Wonsowicz, a secretaria de agricultura desde sempre busca melhores caminhos para o produtor, com ampliação de parcerias, profissionalização, mais diversidade de produção e principalmente a criação de proximidade entre produtor e consumidor.

“Este é mais um projeto que realizamos parceria para favorecer o nosso agricultor. O intuito é organizar uma cadeia produtiva na qual os produtores estabeleçam normas, para que possam produzir e ter um ganho justo, assim, podendo trabalhar para o crescimento do município”, acredita o diretor.

Hoje, a Região Metropolitana de Curitiba conta com aproximadamente 3.800 produtores, para mais de três milhões de habitantes. Agora, na 3ª fase do projeto, será realizados através do cadastro dos agricultores, um levantamento de problemas, necessidades e planejamento, com o objetivo de profissionalizar o agricultor de Araucária.