sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Produtores rurais participam de encontro sobre fruticultura



Técnicos da Emater estiveram no local ouvindo as dúvidas
dos agricultores e ensinando melhores técnicas de cultivo


Nesta quinta-feira, dia 02 de setembro, a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Emater/Araucária, Futuragro e Syngenta promoveram uma reunião prática sobre o cultivo da pera e outras frutíferas. O encontro aconteceu nas propriedades dos produtores rurais Eloir Lenartovicz e Bruno Haiduk, na região de Campina das Pedras. Participaram cerca de 30 produtores.

Presente no local, o secretário de Agricultura, Mario Sergio Rocha destacou a importância da parceria com a Emater. “Os técnicos da Emater vão até o local, ouvem os relatos dos agricultores e ensinam as melhores técnicas de cultivo. Hoje, a fruticultura é considerada uma ótima alternativa para os produtores, gerando renda, emprego e ainda diversifica a economia. Por isso, a importância das reuniões práticas”, disse o secretário.

Na ocasião, o engenheiro agrônomo e mestre em Fruticultura, Edmundo Hadlich, falou sobre o controle e monitoramento de pragas das frutíferas, adubação, controle de doenças e tratos culturais.

Troca de experiência
Eloir Lenartovicz conta que na sua propriedade, mantém um hectare para plantio de pera e outros dois para pêssego e uva. Além disso, o produtor ainda tem plantio de hortaliças e demais culturas. Segundo ele, a caixa da pera é vendida a R$ 30 reais. A maior parte da produção vai para a Ceasa, em Curitiba.

Para ele, as reuniões práticas funcionam como uma forma de incentivo aos agricultores. “É uma troca de experiências que tem nos ajudado muito”, conta. Sistema de irrigação e cuidados no plantio, como dormência e colheita, foram algumas das características observadas pelos produtores durante o encontro.


Foto: Carlos Poly