terça-feira, 3 de novembro de 2009

Feirantes comemoram boas vendas na Feira de Finados


A estimativa é que mais de dez mil pessoas
passaram pelos cemitérios municipais

Aproveitando o bom tempo de todo o feriado, muitos araucarienses encheram os cemitérios de Araucária para prestar uma homenagem aos familiares e amigos que já se foram. Alguns adiantaram o dia de finados e outros ainda estão indo aos jazigos. Nessa história, a Feiras de Finados, localizada na frente dos dois cemitérios, Central e Independência, tiveram praticamente todas as flores comercializadas, entre os crisântemos e os palmos.

Para o coordenador dos cemitérios municipais, Edson Cabral, na manhã desta terça-feira, dia 03 de novembro, o movimento ainda era intenso. “Muitas pessoas adiantaram e vieram antes do dia 02. Outras ainda estão vindo hoje e mesmo assim, na segunda, o dia de finados, teve um número expressivo de pessoas”, disse.
Nos dois principais cemitérios de Araucária, as pessoas tiveram comodidade para comprar suas flores. Isso porque, desde o dia 30 de outubro, os feirantes puderam comercializar flores naturais e artificiais, sendo 22 barracas no Independência e 16 no cemitério central.
Em junho deste ano, a prefeitura, através da secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAG), distribuiu a 75 produtores cerca de 37 mil bulbos de gladíolos, para serem comercializados na Feira de Finados 2009.

Segundo a feirante Raquel Barboza do Vale, que trabalha há cerca de cinco anos na feira e nesta esteve com sua barraca no cemitério Independência, as vendas deste ano foram muito boas. “Vendi cerca de 300 vasos, entre as flores artificiais e naturais que variavam entre cinco e oito reais. Claro para não sobrar no final agente sempre baixa um pouco os preços, mas o importante é que vendemos tudo”, diz a feirante.

De acordo com o coordenador Cabral, a estimativa é que mais de 10 mil pessoas passaram pelos cemitérios municipais e os localizados nas áreas rurais de Araucária.