segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sebrae presta nova assessoria aos feirantes de Araucária

Objetivo é até o fim do ano, implantar a nova feira na cidade


Numa iniciativa do Sebrae/PR, patrocinada pelo Consórcio Conpar, Odebrechet e viabilizada pela Prefeitura foi promovido mais um encontro com os feirantes de Araucária. A reunião foi realizada na última segunda-feira (12) nas dependências da Codar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), responsável pelo Projeto de Revitalização da Feira Livre, os encontros com o Sebrae, começaram em junho e seguem até outubro, através de um convênio de cooperação técnica.

O Projeto prevê treinamentos e consultorias para feirantes e funcionários da Prefeitura. A ideia é unir as duas feiras da cidade - uma gastronômica e outra de hortifrutigranjeiros, numa só.

“O objetivo é até o fim do ano, implantar a nova feira na cidade, beneficiando cerca de 30 feirantes diretamente e 105 pessoas indiretamente”, disse o secretário de Agricultura, Mario Sergio Rocha.

Empreendedor Individual
Durante a capacitação do Sebrae, o feirante está aprendendo na gestão de seu negócio, a proporcionar bom atendimento, boas práticas de manipulação, melhoria da qualidade e apresentação pessoal adequada.

No encontro desta segunda-feira (12), os feirantes conheceram o Programa Empreendedor Individual. Uma ação do Sebrae criada para melhorar a vida de quem trabalha por conta própria ou tem um pequeno negócio.

A categoria, aprovada por Lei, garante benefícios da previdência, como direito à aposentadoria, auxílio-doença e muitas oportunidades para os trabalhadores informais e que nunca tiveram auxílio, proteção ou vantagens. Tornando-se um empreendedor individual também é possível tirar o CNPJ, emitir nota fiscal e ter acesso facilitado ao crédito.

Segundo a consultora e gestora Amabel Guimarães, hoje existem muitos feirantes que estão na informalidade. “A ideia é capacitar esse produtor para que ele seja inserido no Programa Empreendedor Individual e possa atender de forma mais organizada, oferecendo produtos de boa qualidade ao consumidor e ainda aumente sua renda”, disse.

A consultora exemplificou uma das vantagens de ser um empreendedor individual. “Na hora de comprar matéria prima para comercializar, por exemplo, o feirante acaba adquirindo os produtos como pessoa física. Com a legalização desses autônomos, é possível sair da informalidade e passar a comprar a mercadoria como pessoas jurídicas, o que irá gerar uma economia nos negócios”, explicou Amabel.

Próximo
Os feirantes tem outro encontro marcado com o Sebrae nos dias 26 e 27 de julho, onde participam do Curso Juntos Somos Fortes. Vale lembrar que todos os treinamentos são realizados na Codar.

Serviço
Projeto de Revitalização da Feira Livre de Araucária
Curso Juntos Somos Fortes
26 e 27 de julho
8h às 12h e das 14h às 18h (dia 26)
14h às 18h (dia 27)
Local: CODAR
Rua Heitor Alves Guimarães, 513 – Centro - Araucária

Informações pelo fone 3901-5084

Sebrae
Saiba mais sobre o Empreendedor Individual
O Programa também é voltado para camelô, ambulante, vendedora de cosméticos, cabeleireiro, manicure, costureira, pipoqueiro, artesão e outros empreendedores que montam o seu próprio negócio. Procure o Sebrae no seu Estado ou acesse o Portal do Empreendedor (clique aqui) e saiba como é simples torna-se um Empreendedor Individual. O registro é gratuito.