terça-feira, 11 de maio de 2010

Projeto revitaliza Feira Livre de Araucária

Até o fim do ano, a nova feira deve estar implantada
cerca de 30 feirantes serão beneficiados diretamente, numa
iniciativa do Sebrae/PR, Conpar e Prefeitura


O anfiteatro da Prefeitura de Araucária, foi palco para o lançamento do Projeto Revitalização da Feira Livre de Araucária, uma realização do Sebrae/PR, patrocinada pelo Consórcio Conpar e viabilizada pela Prefeitura do Município. A assinatura do convênio de cooperação técnica aconteceu na noite da última terça-feira, dia 11.

Firmaram o acordo, que tem por objetivo dar uma nova cara à feira livre do município, o gerente da Regional Centro-Sul do Sebrae/PR, José Ricardo Castelo Campos o gerente administrativo do Conpar, João Henry Muller o vice-prefeito de Araucária, Isac José Efrain Fialla e o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Mario Sergio Rocha.

Hoje, Araucária tem duas feiras livres, uma gastronômica e outra de hortifrutigranjeiros, que recebem mais de 1 mil pessoas nos dias de funcionamento. O Projeto, que prevê treinamentos e consultorias para feirantes e funcionários da Prefeitura, bem como uma nova estrutura elétrica, hidráulica e pavimentação, pretende unir as duas feira numa só.

Com a ação, cerca de 30 feirantes serão beneficiados diretamente e 105 pessoas indiretamente. A previsão é de que no fim do ano o Projeto esteja em total funcionamento.

Iolanda Hennrichs, do Departamento de Assistência Social do Conpar, formado pelas empresas Odebrecht, UTC Engenharia e OAS, disse que a intenção do Consórcio é criar um projeto sustentável para o município.

“Nossa preocupação é criar um projeto perene em Araucária enquanto a obra está sendo desenvolvida. Não queremos terminar o trabalho e simplesmente ir embora, mas sim deixar alguma coisa que se perpetue e enriqueça o município de alguma forma. Nesse contexto, a feira tem uma grande importância e o projeto trará vários desdobramentos, como o aumento das vendas, capacitação, formação de preço e melhor renda”, afirmou Iolanda.

Para João Henry Muller, gerente administrativo e financeiro do Conpar, a população usuária da feira livre e os produtores rurais também têm muito a ganhar. “A intenção é gerar a competência para que esses empresários sejam independentes para empresariar suas vocações. Todos passam a ter mais vantagens. O produtor rural não precisará mais entregar seu produto para o atravessador e o público consumidor, além de ter certeza da segurança alimentar, passará a levar a família para a feira, que será um ponto de encontro”, opinou Muller.

O gerente do escritório da Regional Centro-Sul do Sebrae/PR, José Ricardo Castelo Campos, disse que a revitalização da feira livre em Araucária traz desenvolvimento técnico e organizacional para as pequenas empresas participantes. Ele também destacou a responsabilidade social do Consórcio e da Prefeitura para com a cidade.

“A iniciativa privada e o poder público têm toda a condição de viabilizar ações para desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios. Esse é um projeto pioneiro que vai acontecer de forma ordenada e a sua execução fará toda a diferença no desempenho dos empresários. Para o Sebrae/PR, é uma satisfação realizar esse projeto pioneiro, que vai trabalhar o coletivo”, declarou o gerente.

O secretário de Agricultura e Abastecimento de Araucária, Mario Sergio Rocha, esclareceu aos feirantes presentes no evento sobre as mudanças. “Com esse programa do Sebrae/PR, vocês poderão se preparar para a gestão de negócio, melhorar a qualidade de vendas e apresentação dos produtos para viabilizar o negócio com sucesso. Nossa intenção é fazer com que se tornem, de fato, empresários de microempresas e aumentem a formalização dos negócios”, disse o secretário.

Para o vice-prefeito de Araucária, Isac Fialla, no comércio é necessário o amadurecimento. “A nossa intenção é aprimorar o que já existe e a Prefeitura está à disposição”, destacou.

Revitalização
O foco de atuação do projeto de revitalização da feira livre de Araucária leva em consideração a Prefeitura, o feirante, o ambiente e a comercialização. A Prefeitura entra com a qualificação, o suporte técnico, a implantação de normas e a supervisão dos trabalhos.

O feirante aprende, na gestão de seu negócio, a proporcionar bom atendimento, boas práticas de manipulação, melhoria da qualidade e apresentação pessoal adequada.

O ambiente deve ser em local adequado, limpo e de fácil acesso. A comercialização dos produtos vai depender principalmente da apresentação das barracas, diversidade de produtos e a consequência será o aumento das vendas.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.