sexta-feira, 26 de março de 2010

Prefeitura realiza Dia de Campo com agricultores


Cerca de 230 produtores participaram das palestras

A secretaria de Agricultura de Abastecimento (SMAG), realizou na tarde da última sexta-feira, 26 de março, o Dia de Campo do Milho e da Soja. O encontro reuniu cerca de 230 agricultores, tendo como objetivo apresentar ao produtor variedades de grãos e mostrá-lo como fazer o uso correto e seguro dos produtos cultivados.

Em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), prefeitura de Araucária, Cooperativa Bom Jesus e demais empresas, o projeto foi realizado na propriedade de Roque Deda, na região de Lagoa Suja.

No local, foram montadas 11 estações, na qual cada uma apresentava um tema diferente: Controle de pragas e doenças no milho, fertilizantes, diferentes tipos de grãos, entre outros assuntos debatidos no encontro.

Uma das estações mostravam os principais programas realizados pela SMAG, como a Patrulha Rural, programa do Morango, programa Troca de sementes, programa Florar, complexo de secagem e benefícios de grãos, entre outros.

De acordo com o secretário de Agricultura, Mário Sergio Rocha, o objetivo deste Dia de Campo é deixar o produtor atualizado para tenham mais qualidade nos produtos cultivados, prevenindo contra pragas e demais problemas.

“O objetivo do Dia de Campo é passar conhecimento aos produtores. Só para citar o exemplo, temos um grande problema na soja de Araucária e do estado, que é a praga Ferrugem Asiática. Por isso, para ajuda-los, trouxemos técnicos capacitados que ensinam os produtores a diminuir problemas deste tipo”, explica Mário Sérgio.

Outro objetivo da Prefeitura é mostrar aos agricultores o melhor momento para plantar e colher os produtos, possibilitando um maior ganho no mercado. Além do milho e soja, o Dia de Campo também abrange durante o ano Dias de Campo com outros produtos, como, o pêssego, cebola, uva e pêra.

Para o prefeito Zezé, o Dia de Campo acrescentar conhecimento aos produtores, adquirindo mais qualidades nos produtos comercializados. “Acrescentar conhecimento aos agricultores é muito importante, pois o fortalecimento da produção, passa pelo conhecimento adquirido, deixando mais atualizado com os benefícios da tecnologia”, finaliza Zezé.