quarta-feira, 31 de março de 2010

Começa a 8ª Festa do Peixe Vivo

A expectativa é que sejam comercializadas
mais de 30 toneladas de peixe


Na manhã desta quarta-feira, dia 31 de março, o prefeito Zezé abriu oficialmente a 20ª edição da Feira e 8ª Festa do Peixe Vivo. Realizada no Parque Cachoeira, a Festa acontece em dois dias, 31 de março e 1° de abril.

Além do prefeito, o evento contou com a presença do vice Isac Fialla, o ex-prefeito Edvino Kampa, demais secretários do município e o padre Francisco Mansur, que fez a benção dos peixes.

“O objetivo da realização da Festa do Peixe é ajudar nossos piscicultores a vender seu produto, escoando a safra de peixes. Além disso, temos vários outros atrativos, como show de artistas locais, concursos e muito mais. Uma excelente opção de lazer e descontração a população”, disse o secretário de Agricultura, Mário Sérgio Rocha.

Organizada pela Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAG), a festa terá a disposição 42 piscicultores vendendo os mais variados tipos de peixes: Carpas (Capim, Cabeça Grande, Prateado e hingará), Tilápias e Bagres (Cat-fishe e Africano).

Segundo um dos produtores, José Masnik, que participa da festa desde sua 1ª edição, a expectativa é poder vender mais peixes que em 2009. “No ano passado vendi cerca de 800 kg de peixes. Esperamos que este ano que o tempo continue bom, que o público comparece e leve seu peixe para casa”, almeja o produtor.

Criada pelo prefeito Zezé, a 1ª Feira foi realizada em 1991, sendo vendidos cerca de 600 kg de peixe, com 13 piscicultores. Hoje, 20 anos depois, a feira carrega uma tradição a cada ano se torna maior. Em 2009, segundo dados da SMAG, foram vendidos cerca de 30 toneladas de peixes, provando que a ideia do prefeito em criar o evento deu mais do certo.

“Uma das grandes preocupações nas minhas gestões como prefeito sempre foi ajudar o piscicultor. A Festa do Peixe é um desses motivos o qual oferecemos condições para que o produtor desenvolva seu trabalho. De 600kg para 30 toneladas é uma festa que dá resultado. Desejo a todos uma boa festa e que continuemos esse trabalho sério com o produtor araucariense”, finaliza Zezé.

A Festa também conta com uma ampla praça de alimentação coberta, atrativos para as crianças (como piscinas de bolinha e cama elástica), além de vários concursos (melhor prato a base e maior peixe).

Serviço
A Festa do Peixe Vivo acontece no Parque Cachoeira, que fica na rua Ceará, nº 65, no Jardim Iguaçu. Os meios de acesso mais fáceis até o local são por meio da Avenida Archelau de Almeida Torres e pela Avenida Manoel Ribas.

Programação

31/03
- Abertura Oficial – 9h30
- Concurso do maior peixe – 14h
- Trupe do Saci – Onde foram parar as Araucárias? (Teatro Infantil) – 15h
- Jonas e Joel – 17h30
- Grupo Ta na Moda (Sertanejo) – 18h30
- Júlio César e Cristiano – 19h30
- Aparecido Herrero e Jurandir – 20h30

01/04
- Concurso de Pratos – 15h
- Kleiton e Gustavo – 17h30
- Márcio e Marlon – 18h30
- Distribuição gratuita de caldo de peixe
- Benê e Banda – 19h30
- O Pulo do Gato – 20h30