terça-feira, 10 de novembro de 2009

SMAG realiza curso de Parasitose em Ovinos e Caprinos


O principal objetivo é orientar os criadores de
quando e como os animais devem ser desverminados

Em uma parceria entre a Prefeitura de Araucária, Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), foi realizado na sexta-feira e sábado, dias 06 e 07 de novembro, um Curso de Parasitose em Ovinos e Caprinos.

Na sexta, no Anfiteatro da prefeitura, a professora da PUC, Cristina Sottomaior, ministrou uma palestra aos criadores de animais buscando mostrar o método Famacha, que consiste em olhar a mucosa do ovino. Através de um cartão com cinco cores, é possível identificar se o animal precisa ou não ser desverminado.

Segundo médica veterinária da prefeitura de Araucária, Liana Vianna Trauczynsky, os criadores faziam a desverminação dos ovinos e caprinos todos os meses, mesmo que não estivessem doentes e isso vinha prejudicando os animais. “O certo é derverminar o animal somente quando está doente. Se não estiver, mas ele passe pelo processo todo o mês, o verme acaba criando resistência e isso faz com que muitos animais acabem morrendo”, disse.

No sábado, dia 07, na Região do Palmital, foi realizada a parte prática do curso, com o objetivo de orientar os mais de 20 criadores. Este curso vem sendo desenvolvido em todo o estado do Paraná.