quarta-feira, 12 de agosto de 2009

SMAG inicia vacinação equina

A campanha é contra a encefalomielite equina
e tétano e vai até o próximo dia 21 de agosto

A secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAG), iniciou na última segunda-feira (10), a campanha de vacinação contra encefalomielite equina e tétano. Serão duas semanas na qual a equipe de veterinários da prefeitura percorrerá toda a área rural. A vacinação dos eqüinos e muares vai até o dia 21 de Agosto. Para participar o dono do animal deve leva-lo a um dos pontos de vacinação.

A orientação é que os animais que tem mais de cinco meses e que não foram vacinados em 2008 receberam a vacina. Para que seu eqüino participe do programa é preciso que o proprietário o animal um dos pontos para vacinação.

Encefalomielite equina
Doença infecto-contagiosa vírica, caracterizada por manifestações neurológicas, decorrentes de inflamações cerebral, meníngea e medular. O animal apresenta sinais de letargia, distúrbios motores (paresias e paralisias), convulsões e coma. Ocorre principalmente nas épocas quentes, onde acontece uma maior proliferação dos mosquitos; vetores da Enfermidade. Doença que ocorre em todas as Américas.

Tétano
Doença bacteriana, aguda, caracterizada por sinais de paralisia espástica. Todas as espécies animais são susceptíveis ao Tétano, porém os eqüídeos são muito mais sensíveis que os outros animais. O Tétano incide igualmente em ambos os sexos e em todas as idades.

È mais freqüente nas regiões de terras férteis de cultura, principalmente se forem de exploração pecuária, onde as fezes dos animais mantém o solo fartamente contaminado. O Tétano possui distribuição mundial. Quando inicia os sintomas neurológicos é difícil reverter, por este motivo à vacinação preventiva ainda é a melhor medida, mesmo que inicie logo após o traumatismo.